[Resenha] Obra Completa Sherlock Holmes - Coleção

resenha de livros. resenha Sherlock Holmes. coleção Cherlock Holmes. Arthur Conan Doyle. Obra completa Sherlock Holmes. Série literária. Saga Litéaria. Sherlock Holmes e John Watson. Sherlock Holmes é real?

    Resenha: Obra completa Sherlock Holmes

 Ficha Técnica

 

Título: Sherlock Holmes (obra completa)

Autor: Arthur Conan Doyle

Ano de Publicação: entre 1887 a 1927

Páginas: total de 1810 (aproximadamente)

 

Esta resenha NÃO possui spoilers.

    SHERLOCK HOLMES

Sobre o que é esta série literária?

 

    A categoria desse clássico é mistério, porém oque fez se tornar tão bom foi a dupla dinâmica Sherlock e Watson. Essa dupla quase dispensa apresentações, não é mesmo? Creio que chamá-los de ‘uma das duplas literárias mais famosas do mundo’ não é exagero.

    Mas só para não perder o hábito; Sherlock Holmes tornou-se sinônimo de "detetive", "mistérios" e "aventuras". Seu chapéu de cervo, cachimbo, lupa e violino são marcas registradas para reconhecê-lo, e para se fixar ainda mais na mente do público: sua personalidade é complexa e sua forma de pensar é surpreendente, impossível entender metade de quem ele é se você só leu metade das histórias.

    Para desvendar mistérios o astuto e inteligente Sherlock Holmes é apaixonado por criminologia, extremamente detalhista e com grande capacidade de observação, segue as fontes menos óbvias (para o leitor), mas que o leva às informações mais precisas, mostrando seu raciocínio dedutivo e impressionando gerações de leitores através dos tempos, tornando-se um clássico da Literatura Policial.

    Mas Sherlock não fez sua fama sozinho: 56 casos (de 60) são escritos por John Watson (Um médico cirurgião, ex-oficial do departamento médico do exército britânico do Regimento de Fuzileiros) em primeira pessoa. É correto afirmar que só admiramos e amamos Sherlock porque Watson o adorava suficientemente para apresentá-lo a nós. Watson, um homem que tinha tanto respeito e consideração pelo trabalho e carisma do amigo que resolveu torná-lo protagonista de uma saga literária. Por isso é impossível amar Sherlock sem amar também seu biógrafo e companheiro, Watson.

 

resenha de livros. resenha Sherlock Holmes. coleção Cherlock Holmes. Arthur Conan Doyle. Obra completa Sherlock Holmes. Série literária. Saga Litéaria. Sherlock Holmes e John Watson. Ilustração original sidney paget
Sherlock e Watson

    Então vamos lá: Um detetive excêntrico e peculiar, mistérios inusitados permeados de aventuras, um amigo leal e prestativo; que juntos formam a dupla dinâmica mais inseparável do mundo das investigações policiais, quem resiste?

    Captou a "fórmula" para o sucesso? Aqui nós fechamos com chave de ouro o motivo de tanta "fama". E há muito mais...


    Por que deves ler estes livros?

 

resenha de livros. resenha Sherlock Holmes. coleção Cherlock Holmes. Arthur Conan Doyle. Obra completa Sherlock Holmes. Série literária. Saga Litéaria. Sherlock Holmes e John Watson.
Conan Doyle

    O escritor escocês Sir Arthur Conan Doyle criou Sherlock Holmes e John Watson, desenvolvendo essas narrativas ao longo de 40 anos; Logo, essas histórias são de apreciação em ritmo lento, não é daquelas sagas que você lê os livros desesperadamente um atrás do outro (se fizer isso, possivelmente terá "overdose de Sherlock"). É uma coleção perfeita para Passatempo!

   Há também que o personagem fictício Sherlock é reconhecidamente o maior detetive da literatura mundial (ao ponto de alguns pensarem que ele, de fato, foi uma pessoa real, que Sherlock Holmes existiu! Muito embora, o personagem tenha sido inspirado no Doutor Joseph Bell, um professor de medicina da faculdade onde Doyle estudava). Bem, nada muda o fato de que Sherlock Holmes É um ícone na cultura popular!

    E como se isso não bastasse, a coleção trás muitos mistérios, como é de se esperar (alguns são bem desenvolvidos do início ao fim, outros a investigação e conclusão poderá "deixará a desejar", porém para qualquer bom curioso meio mistério já basta. Espera, não é assim o ditado?! [Risos]).

  É mistério atrás de mistério em diversas circunstâncias e ocorrências fora do comum que, embora hoje possam parecer ‘cliché’, na verdade foram quem originou muitas bases da Literatura Policial e do Gênero Mistério, afinal, junto a Eugène-François Vidocq (Fundador da polícia especializada em investigações criminais, na frança) e Edgar Allan Poe (criador do 1º personagem detetive, C. Auguste Dupin), Conan Doyle ajudou a impulsionar o gênero das investigações criminais com sua obra acerca do seu personagem Sherlock.

   O que eu Achei?

E como ler esse livro, dicas!

resenha de livros. resenha Sherlock Holmes. coleção Cherlock Holmes. Arthur Conan Doyle. Obra completa Sherlock Holmes. Série literária. Saga Litéaria. Sherlock Holmes e John Watson.

      É uma coleção muito boa, a relação de camaradagem entre Sherlock e Watson é interessante de acompanhar (assim como cebolas e ogros, o relacionamento e personalidade deles tem camadas!! Pra entender melhor o jeitinho de cada um e a amizade deles é preciso ler a obra por completo em suas "camadas", cada caso vai trazer algo novo sobre nossos protagonistas).

    Lamentável que haja trechos que contém frases racistas e/ou xenofóbicas. Oque é inteiramente repudiável, principalmente numa saga tão incrível (ainda que tenha sido escrito no século XIX, não podemos ser complacentes com isso), podemos refletir acerca do que mudou de lá para cá, e entender o que ainda permanece dessa cultura estruturalmente racista em nossa sociedade.

    Algo que sempre me assusta é que Sherlock foi lançado pela primeira vez em 1887, e o Brasil só aboliu a escravidão apenas em 1888 (E não, não foi pela “bondade da Izabel”, o Brasil já vinha pressionado a tal por outros países, e a ideia de fazê-la assinar a lei Áurea era torná-la populista o suficiente para então manter a monarquia por mais tempo). Logo, não é uma questão de “levantar bandeira contra livros do século passado e cancelá-los”, é uma questão de reflexão histórica, seja no contexto brasileiro ou britânico.

    Outra grande falta na coleção é a ausência de personagens femininas de destaque e/ou relevância no "elenco regular". Mas não só isso, tecnicamente NENHUM outro personagem (além de Sherlock e John Watson) tem destaque, apenas esses dois possuem desenvolvimento ao longo da saga. Mas vamos concordar: ambos roubam o show, isso eu garanto, os personagens coadjuvantes parecem quase dispensáveis quando temos Holmes e Watson como protagonistas que, junto a trama, são suficientes para envolver o leitor (Doyle nos provou isso).

    Em que velocidade ler essa coleção? Dica: Não importa seu ritmo habitual de leitura, com essa coleção faça diferente. Deixe Sherlock e Watson entrarem no seu cotidiano aos pouquinhos, quanto mais lento você ler melhor, ok? É pra ser como um passatempo, então leia um caso de cada vez, vá intercalando-os com outras leituras suas!! Assim você tirará mais proveito dessa Saga. Lembre que o autor ficou 40 anos escrevendo estes casos!

 

Como ler essa coleção? Dica: fiz uma lista da Ordem de Leitura bem AQUI.

   Conclusão

 

resenha de livros. resenha Sherlock Holmes. coleção Cherlock Holmes. Arthur Conan Doyle. Obra completa Sherlock Holmes. Série literária. Saga Litéaria. Sherlock Holmes e John Watson.
Sherlock e Watson

    Amei conhecer as aventuras (e desventuras) de Sherlock e Watson. Os livros são bons como passatempo e sentirei falta desses dois no meu dia a dia, posso dizer que me apeguei MUITO a essa dupla dinâmica. Agora entendo porque eles e os mistérios que investigam são tão queridos até hoje. Sei porque renderam tantas adaptações de sucesso que não seriam NADA sem os escritos originais para balizar e nortear.

    Não é um caso em especial que faz de Sherlock Holmes quem ele é, não. É o conjunto como um TODO que é elementar. Só lendo toda a saga pra entender! Merece os fãs que tem!

    Quando acabei o ultimo livro fiquei muito melancólica em pensar que, embora eu possa reler meus casos favoritos, nunca mais lerei um caso inédito escrito por Doyle. A sensação de perda foi grande ao término da leitura. Então o veredicto é: Vale muito a pena conhecer a coleção de livros Sherlock Holmes!

  Gostou da publicação? 
1) Não se esqueça de seguir o Blog (Clique AQUI para seguir o blog).
 
2) Siga-me também nas redes sociais: 

  Instagram | Pinterest | Skoob

 
3) Ajude o blog: Compartilhe este conteúdo.
Se você leu e gostou deste post, compartilhe-o em suas redes sociais e/ou via compartilhamento para amigos e grupos de mensagens. Isso ajuda a divulgar o blog e semear conhecimento para mais pessoas.

  



 

2 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Sim, Sherlock é sinônimo de detetive e obviamente eu o conheço há bastante tempo, mas meu primeiro contato real com a dupla foi pela série da BBC para só então me aventurar nos livros. Que eu li todos de uma vez... hehe... talvez alguém tenha tido uma overdose de Sherlock e isso explique o motivo de eu estar escrevendo tantas fanfics dele e do John (duas gigantes que ultrapassaram as 100k palavras).

    Eu já havia comentado que fiquei com vontade de reler as histórias, sua resenha me inspirou ainda mais a fazer isso e fazer lentamente dessa vez. O fato de ter lido muito rápido acabou me fazendo esquecer muitas das histórias, às vezes eu pego para ler um conto e não lembro nada. O bom nisso é que pelo menos os contos vou ler alguns como se fosse a primeira vez.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Helaina!!
      Já conhecia Sherlock pelo senso comum (e porque quando criança o filme "O Ratinho Detetive" era um dos meus favoritos. Porém Sherlock BBC é realmente MUITO bom, elenco, trilha sonora, roteito. E apresentou o universo "Sherlockano" para muitos novos fãs (inclusive eu também, e por isso serei eternamente grata a essa série). Tive uns descontentamentos principalmente com a ultima temporada, mas em geral é uma série que sempre terei no meu coração por me apresentar essa dupla dinâmica para além de "ratos da disney" e senso comum [risos].

      Demorei pra conhecer essa série, nunca tinha ouvido falar, mas quando conheci (graças ao ator Martin Freeman, dei uma chance por causa dele) devorei as duas primeiras temporadas, e me apaixonei pela dupla para além da série, fantastic, amazing, não?
      Foi graças a série que li os livros!

      Eu gosto de adaptações e são excelentes entretenimentos, mas ler me fisga bem mais, gruda mais em mim. E também porque eu adoro que adaptações e livros sejam diferentes e eu tenha mais e mais pra explorar de cada uma. Se fossem tudo a msm coisa, livros e adaptações, ia ser "BORED" né? [risos]. Depois vi várias outras adaptações de Sherlock, atuais e antigas!
      E é tão bom entender os eastereggs entre adaptações e livros! Oh, god, yes!

      Frequentemente quero reler os livros, fico com saudades deles. E também li muito rápido e não lembro de cada uma das tramas, várias vezes me pego folheando algum caso e não me recordo da conclusão. Ou vejo uma citação no Tumblr e não sei de qual caso e nem se li aquilo... [rindo de nervoso, já tava começando a achar que era só eu com algum problema de memória: deletando as informações igual o Sherlock deleta o sistema solar. ai ai].

      Nesse aspecto ter comprado o Box completo me prejudicou, porque tendo a coleçao em mãos de uma vez acabamos por ler tudo muito rápido, quando quem compra cada livro separado vai saboreando mais devagar. Por isso agora recomendo ler com calma, principalmente quem adquiriu uma box.

      Mas também, não me lembrar de todos os permenores das tramas de cada caso é até bom porque eu tenho uma desculpa convincente para reler! Como vc, eu fico é feliz porque é quase como ler pela primeira vez! [risos].


      Excluir

1) Agradeço a visita, fique à vontade para comentar; mas lembre-se que ao fazer isso concorda com as Políticas do Blog.

2) Seu comentário passará por moderação antes de ser publicado (Saliento que, de qualquer modo, o que é publicado por terceiros na aba de comentários não reflete a opnião do Blog).