Antônio e Cleópatra | Fichamento e Frases Marcantes

 

  Antônio e Cleópatra | Fichamento e Frases Marcantes

    Antônio e Cleópatra é uma tragédia, escrita em formato de peça, por William Shakespeare e publicada pela primeira vez em 1623. As personagens são/ foram pessoas reais, bem como suas histórias, porém a trama dessa peça/ livro é uma ficção histórica; não prezando pela exatidão histórica no que tange a liberdade criativa do autor em criar os diálogos e todo o aspecto dramático exagerado contido no enredo, que, por vezes, distorce os eventos históricos para melhor acomodá-los na narrativa, e, por tal, passa a ser Ficção Histórica.

William Shakespeare, livro/ peça Antônio e Cleópatra | Fichamento e Frases Marcantes
O autor, William Shakespeare 

     Fornecerei um fichamento, isto é, um breve resumo dos pontos mais importantes da trama e das principais ideias abordadas na obra, para orientá-lo caso queira lê-la. Embora eu esteja lhe dando, aqui, um resumo, isso não o isenta de ler você mesmo o conteúdo original na integra e tirar suas próprias conclusões; garanto-lhe que ler por si mesmo e melhor que obter um fichamento de terceiros, que esta matéria sirva apenas para lhe instigar a conhecer o material original.

    A posterior, farei uma lista das frases que mais me chamaram a atenção, as que achei marcantes (mas terá de ler o livro para compreender melhor em qual contexto elas são proferidas).

Atenção: esta matéria possui spoilers


  Antônio e Cleópatra | FICHAMENTO DO ENREDO

    Conta a trama acerca de Marcos Antônio, que trai a esposa (Fúlvia) com Cleópatra, então a traída junta-se ao irmão dele e fazem contenda contra Otávio César (sobrinho-neto de Júlio César, cujo qual nomeou, em testamento, Otávio César como seu filho adotivo e herdeiro após sua morte), o porquê desta contenda não ficou especificado (embora pense-se que era apenas para lhe chamar atenção), a posterior a moça morre e Marcos Antônio, tomado pela culpa, por um instante recobra seus deveres (que até então estavam sendo gerenciados pela, agora, falecida esposa dele, enquanto ele estava no Egito com a amante), ele retorna a Roma para tratar com Otávio César (deixando Cleópatra, que o ama, para trás [é preciso salientar que Cleópatra é uma das mulheres e governantes mais conhecida da antiguidade, ela era uma grande sedutora, verdade, mas também era uma grande estrategista política e militar por décadas, porém aqui nesse livro, ela é despojada da maioria de suas boas qualidades como rainha do Egito, na maior parte do enredo ela é reduzida a “aquela que enfeitiçou Antônio”, uma rameira sensual de temperamento colérico. Algo que me desagradou, confesso, pois é típico dos homens acusa-la de ser leviana e barraqueira, coisa que Shakespeare enfatiza de forma irritante nessa trama]).

William Shakespeare, livro/ peça Antônio e Cleópatra | Fichamento e Frases Marcantes
Capa de uma versão gringa do livro.

    Ao rever Otávio César, o assunto não tem relação a contenda que lhe foi feita por sua falecida esposa e irmão, mas porque ambos tem um provável futuro inimigo em comum (Sexto Pompeu, que está expandindo domínios e crescendo em poder, cujo qual Otávio César teme que chegue até os seus para disputá-los), forçando Marcos Antônio e Otávio César a se unirem para resolver essa questão. Mas, como há intrigas entre Otávio César e Marcos Antônio, surge a ideia de que o mais novo viúvo deve se casar com a irmã de Otávio César (Otávia), para assim existir um elo duradouro entre eles através da irmã, ao que Antônio aceita mesmo que não estivesse realmente sendo forçado a tal.

    A época era outra, então fica difícil discernir quais eram as condutas consideradas “adequadas” para a época (mas tenha em mente que é uma época em que muitas mulheres, como Otávia, eram em sua maioria nada mais que moeda de troca, propriedade, para se dar em casamento, fechar alianças, tecer, ficar no lar e parir). Marcos Antônio parece pensar que é totalmente adequado se casar novamente com uma desconhecida para, naquele momento, sedimentar uma aliança com Otávio César, mesmo que ele esteja ainda muito apaixonado por Cleópatra e não pretenda deixá-la realmente.

    Conforme o enredo avança, vamos acompanhar a empreitada de Otávio César e Marcos Antônio em relação a Sexto Pompeu, que a princípio parece decidido a entrar em acordo com seus rivais.

    Porém, com um salto de tempo inesperado (e não muito bom em relação a situar o leitor), somos levados a conclusões derradeiras: quaisquer acordos políticos entre eles não ocorreu como esperado, por causa de ambições conflitantes, Otávio César e Emílio Lépido romperam a trégua com Sexto Pompeu e lhe fizeram guerra.

    E Marcos Antônio se bandeou para o Egito, ruiu o vínculo de matrimônio que fez com Otávia (consequentemente rompendo o vinculo de aliança política com Otávio César) e juntou-se a Cleópatra novamente buscando financiamento para sua campanha e ajuda militar, unindo seus homens aos dela para que assim pudesse lutar contra Otávio César, a quem julga ter desfavorecido o trio formado por eles (Marcos Antônio, Otávio César e Emilio Lépido) ao batalhar contra Sexto Pompeu: mais específicamente, Marcos Antônio acusa Otávio César de não dar a parte devida das terras de Sexto Pompeu a Lépido e de, ainda, banir e mandar prender Lépido da aliança que tinham (a aliança politica do Segundo Triunvirato, que tornava possível que Otávio César, Marcos Antônio e Emílio Lépido governassem juntos a República Romana, cada um com sua divisão de terras correspondentes). Além de Marcos Antônio acusar Otávio César de jogar o povo romano contra ele ao falar dele de forma a fazerem-no despreza-lo.

    Desse modo Marcos Antônio coroa Cleópatra e ele mesmo como governantes do Egito e também de um pedaço oriental da República Romana (território que já pertencia a ele legalmente, que já era feudo dele mesmo pra governar). 

William Shakespeare, livro/ peça Antônio e Cleópatra | Fichamento e Frases Marcantes
Fanart de Antônio e Cleópatra

    Otávio César sagazmente não gosta disso e fomenta uma campanha contra Marcos Antônio, alegando que ele estava compactuando em entregar terras do governo romano aos egípcios, oque levou o povo a considerar Marcos Antônio um traidor da nação, desde o inicio do enredo (antes mesmo de casá-lo com a própria irmã) dizia a seus aliados que Marcos Antônio tinha perdido o juízo ao se apaixonar e cair nos encantos de Cleópatra e se deleitar com o mundo oriental, agora ele torna a fomentar tal discurso e esta mais do que pronto para guerrear com Marcos Antônio, e com isso tentar se tornar o principal governante romano, sem preocupações políticas com aliados, ex-aliados e oposição.

    Observação: algo que esse livro/ peça menciona (mas com pouca explicação) é o fato de Cleópatra ter tido, antes de conhecer Antônio, um filho com Júlio César (chamado "Ptolemeu XV Cesarião", e que embora fosse filho legítimo, não tinha direito de governar segundo a lei romana, cujo testamento do falecido dava a Otávio César tal direito). Cleópatra também teve, a posterior, três filhos com Marcos Antônio ("Alexandre Hélio", "Ptolemeu Filadelfo" e "Cleópatra Selene II"), os quais Marcos Antônio concedeu-lhes suas terras legalmente. Por conta disso tudo, Otávio César tinha razões para temer o amor e aliança política entre Antônio e Cleópatra, dado que os filhos de Cleópatra, todos os quatro, poderiam minar os planos de Otávio César em seu desejo de tornar-se o principal governante romano. Sendo do interesse dele minar e fazer ruir a influência de Antônio e Cleópatra.

    Iremos ler oque se sucederá com o relacionamento de Antônio e Cleópatra diante desse derradeiro enlace entre paixão e política (…).

    Desventuradamente, embora tenha sucesso em algumas batalhas, o enredo toma rumos que nos mostram que Marcos Antônio não vencerá a guerra, chegando a perder homens por deserção (ao se juntarem ao exército de Otávio César, que os recruta impiedosamente apenas para acomodá-los na linha de frente de seu próprio exército, fazendo com que Marcos Antônio “desperdiçasse energia e tempo” lutando contra os “seus”).

    Depois é o exército egípcio que recua, bate em retirada, quando, em uma das batalhas, percebem que não teriam chance, em concomitante um emissário é enviado para tentar convencer Cleópatra a render-se: Marcos Antônio raivosamente brada contra Cleópatra quanto a isso tudo crendo que Cleópatra cederá e traído por ela (pensando que o recuo das tropas dela foi devido a isso). Marcos Antônio a acusa e ameaça, a rainha então, chateada e em cólera por ter a raiva de Marcos Antônio dirigida a ela, se retira da presença dele e manda uma criada avisar que ela se suicidou (uma mentira e decisão precipitada, como se vê, que ela criou na intenção de que ele sentisse remorso pelo que disse a ela). 

    Ao receber a notícia, Marcos Antônio logo se arrepende de ter se zangado e vociferado contra sua amada e, ao invés de ir até o suposto corpo de Cleópatra (como ela acreditava que faria), num ato de desespero, sabendo que não venceria a guerra e pensando que havia levado seu grande amor ao suicídio, decide fazer o mesmo.

William Shakespeare, livro/ peça Antônio e Cleópatra | Fichamento e Frases Marcantes

    No final do que ficou conhecido como Batalha de Áccio, Cleópatra, sabendo da morte de seu amado por suicídio e tendo que enfrentar o escrutínio de Otávio César, que de fato venceu a guerra e pretende levá-la cativa para Roma, decide ela suicidar-se verdadeiramente também.

    Em conclusão, há uma exaltação da paixão como algo avassalador, mas que, como um sentimento, não pode tomar forma por si mesmo, não pode ser permanentemente bom, mas também não pode ser de todo mal. São os atos que as pessoas fazem que darão a essa paixão forma boa ou ruim, e só o tempo dirá quais consequências virão disso.

    As pessoas, no caso Antônio e Cleópatra, cometem desatinos em nome dessa paixão e no final são elas próprias que se põe a perder, que se levam a destruição através de seus atos e escolhas. Mas, apesar disso, que Antônio e Cleópatra tenham morrido por decisões intempestivas em nome da paixão foi descrito como sendo mais honroso que qualquer fuga ou rendição ao inimigo, Otávio César, e por isso a morte deles é exaltada.

William Shakespeare, livro/ peça Antônio e Cleópatra | Fichamento e Frases Marcantes
Capa gringa de uma edição do livro.

    Ao término do livro, Antônio, com suas múltiplas inconstâncias e atravessamentos políticos, e Cleópatra, com suas atitudes precipitadas e também por causa de atravessamentos políticos, fazem o par perfeito pra palco de uma tragédia Shakespeariana.

    Observação: O livro/ peça não menciona, mas o filho mais velho de Cleópatra, aquele que era filho de Júlio César, foi assassinado. Visto que Otávio César temia que o menino tentasse futuramente reinvindicar alguma posição de poder por ser filho legítimo de Júlio César. Os outros três filhos de Antônio e Cleópatra foram levados para Roma e criados por Otávia (irmã de Otávio César, ex-esposa de Marcos Antônio). Otávio César recebeu o título de "Augusto" e se tornou o primeiro imperador romano, expandindo território por todo o mediterrâneo e até anexando o Egito para si. Otávio César, após a morte de Marcos Antônio, e após se tornar imperador acabou com décadas de guerras civis romanas, trazendo estabilidade não vista a muito tempo por eles, iniciando uma Era de Ouro Romana, chamada Pax Romana (mostrando que a razão deve preceder a emoção).

    E vale lembrar que esse livro/ peça deixou de falar, ocultou, diversos outros eventos históricos concernentes a trama que envolve esses personagens (lembre, é uma ficção histórica, como eu disse no começo, e por isso o autor pode tomar certas liberdades, e omissões, criativas).


  MELHORES FRASES DE ANTÔNIO E CLEÓPATRA


“Pobre é o amor que pode ser medido”

“Com o tempo passamos a odiar aquilo que frequentemente tememos”.

“… para que dedique-me amor sincero devo em tudo concordar com ele, nunca contrariá-lo? Tola, tu me ensinas o modo de perdê-lo”.

“Dize ‘adeus’ e parta o quanto antes. Quando para ficar pedíeis, este era o tempo de palavras. ‘Partir’ depreende que findou-se o tempo de falar”.

“Malgastar o tempo e com um toque rebater o aviso que o desperta de prazeres mesquinhos, aviso que, tão alto quanto a nós, lhe fala do dever a cumprir. Fazer isso é revelar-se merecedor de justa reprimenda, é tal qual criança em corpo maduro, que por tempo fugaz empenha todas as lições que aprendeu no passado, até que decide se rebelar contra a própria razão”.

“Assim ensina-nos a história desde o inicio dos tempos: quem é digno de ser algo, só é prezado e querido até chegar a ser, enquanto que a pessoa que se vê em declínio e que não foi querida nem mesmo prezada quando era digna de sê-lo, grata se torna por estar ausente”.

“(…) Se os deuses forem íntegros, hão de amparar quem se mostrar mais justo”.

“Como sabeis, demora não é sinônimo de recusa”.

“O que deve ser resolvido, com paciência deve ser ouvido. Se elevar-nos a voz para discutir problemas diários, que não demandam atenção agora, traremos morte ao que outrora tínhamos a intenção de curar. Por isso vos peço que dialoguem apenas acerca do assunto que nos reuniu e que trateis os pontos mais difíceis com os termos mais delicados que puderes vós reunir, sem deixardes que se imiscua a ofensa dentre vossas palavras”.

“A idade não pode murchar nem o costume envelhecer sua infinita variedade: qualquer outra mulher farta o apetite a quem dá pasto, mas, quanto a ela, quanto mais alimento der, mais a fome desperta. As coisas mais abjetas nela se assentam de modo a render-lhe bençãos de santos”.

“Dai-me música, música é o alimento triste de todos os corações cujos quais o amor mantém cativo”.

“Estas minhas mãos se envilecem ao bater em quem me é inferior”.

“Não sei que contas a fortuna escreveu em meu rosto, mas garanto-lhe que ela nunca trairá meu peito para escravizar meu coração”.

“Prefiro um caniço que pareça não me servir para nada do que uma alabarda que eu não possa levantar”.

“Os capitães ganham fama mais pelo que seus prepostos fazem, do que pelo que fazem eles próprios. Um oficial que conquista fama e muitas vitórias, perde o favor de seu capitão, visto que aquele que faz mais na guerra do que o capitão logo se tornará capitão do próprio capitão. Eu poderia fazer muito mais pelo meu capitão Antônio, mas isso seria uma ofensa para ele, e nessa ofensa eu naufragaria o mérito que me é devido. Nesse caso a ambição, que é a virtude de todo soldado, prefere uma derrota à uma vitória fútil que venha a desservi-la. Então apenas humildemente lhe comunicarei o que, em seu nome –e aqui esta a palavra mágica– já pudemos nós realizar, hei de dizer-lhe como, com suas bandeiras e seus homens, combatemos inimigos notáveis (...)”.

“Que todas as estrelas iluminem as estradas por onde andais”.

“Não deis credito a tudo, ou, caso derdes, não leveis tudo a mal”.

“Entre extremos não há meio termo”.

“Coloque teu afeto onde ele possa ser melhor guardado”.

“De novidades o tempo está prenhe, nasce uma a cada instante”.

“A celeridade nunca é mais admirada do que pela negligência".

“A revolta sinto até nos meus cabelos, pois os fios brancos acusam de imprudência os fios pretos, infligindo a estes medo só por presunção”.

“Abandonai quem a si mesmo deixa”.

“…minha espada enfraqueceu-se pelo amor, e só a este, em qualquer circunstância, passou a obedecer… Mas não chores, só uma dessas lagrimas vale mais do que tudo que eu perder. Beije-me, isso eu tenho a meu favor. Sabe a sorte que onde mais me batem é onde mais sou forte”.

“Sempre fostes versátil, quando, por causa de vícios, surge-lhe calos”.

“Sempre há aqueles, deuses e homens, que nos embaçam os olhos, atolando no lodo nosso juízo perfeito, fazem com que adoremos nossos próprios erros, e riem de nós por isto, enquanto nós, mui vaidosos, marchamos para nossa própria decadência”.

“Enfurecer-se é revelar-se assombrado de medo”.

“Sempre que a razão se apressa em nome da valentia, a espada se corrói, ao invés de dar-lhe defesa”.

“Sempre que uma grande pessoa se revela assim com tanta fúria é porque, no intimo, se sente acuada ao ponto extremo”.

“A cólera [sentimento] jamais fez boa guarda a quem dela se serviu”.

Oh, minha sorte infausta chegou, de fato, até a afastar os bons amigos de mim”.

“Ò, amigo! Amigo! Tesouro inesgotável de favores!”.

“Agradeço, valorosos vos mostrardes, lutando não como se a causa de outrem defendessem em batalha, mas tal qual a causa própria. Parecei-vos Heitor. Ide e entrai em vossas cidades, vossas esposas e amigos abraçai. Contai-lhes vossos feitos. As lagrimas vos limparão as chagas, os beijos farão sarar as nobres feridas”.

“Embora alguns fios brancos já se mostrem em meio aos pretos, tenho cérebro para suster os nervos, assim os fios brancos, com os mais moços, disputam a primazia”.

“Combati hoje como se fosse um deus que, por ódio à humanidade, tivesse tomado forma para dizimá-los todos”.

“(…) ora estais valente ora estais abatido, vive em sobressaltos, sua sorte inconstante ora medo lhe provoca ora lhe reanima as esperanças, conforme considera o que obteve e oque ainda lhe falta alcançar”.

“… espirito nobre daquela que, com sua morte, a César disse ‘De mim própria fui a conquistadora’”.

“Agora que morrestes, tenho de ir até onde estás. Vou alcançar-te e, com lágrimas nos olhos, irei obter meu perdão. Tenho que assim fazer, qualquer tardança, agora, é sofrimento (…) Desejo ser noivo da morte e para ela irei andando como se para o terno leito. Que venha, então!”.

“(…) Já esta frio o invólucro desse espirito”.

“Não deixeis que o destino amargo ria de vossas dores”.

“Segurança e honra? Nunca juntas andam as duas”.

“É estranho que a natureza molhe nossos olhos e nos faça chorar pelo que mais queríamos obter”.

“Raros são aqueles cujos defeitos e méritos se encontram em perfeito equilíbrio”.

“Com falhas, assim nos fizestes os Deuses, afim de que pudéssemos ser o que somos: homens”.

“À natureza falta matéria para concorrência fazer à fantasia”.

“… ficai alegre, não façais de ti prisioneira de vosso próprios pensamentos”.

“Oh, por que devo eu permanecer nesse mundo estúpido que, privado de ti, valerá tanto quanto uma simples cocheira? Será crime correr para a morte sem antes sermos chamados?”.

“Nunca outra vez há de molhar-me os lábios o líquido de nossa vinha egípcia. Vamos, depressa! Só parece que ouço Antônio chamar-me; levantar-se vejo-o elogiar meu ato valoroso. Ouço como ele zomba da ventura de César (…)”.

“Serão sepultados juntos, Antônio e Cleópatra. Sob nenhuma sepultura, em toda terra, jazerá um par tão famoso. Eventos como este comovem até seus próprios causadores. História tão digna foi que será a causa de pranteados serem”.


    Então, oque achou do enredo e qual é sua frase favorita? Já tinha lido este livro?

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